Português e Inglês


Português


Introdução


Língua Portuguesa sempre foi uma matéria de “causar arrepios” nos alunos. A complexidade das regras gramaticais, as divergências marcantes das escolas literárias e a exigência de conhecimentos históricos para a compreensão do contexto da atualidade dificultam muito o entendimento dos estudantes que acabam separando os três itens e não percebem que na essência ambos refletem a matéria no todo.
Perante o desafio que é lecionar Língua Portuguesa como incluir um tema tão abrangente, necessário e polêmico como sustentabilidade e responsabilidade ambiental?
Nesta página queremos ajudá-lo e a incluir e expor tal tema de forma acadêmica, mas ainda com toda a intensidade de mudança natural dele.

Redação



É a forma mais abrangente da língua portuguesa e que proporciona maior liberdade de expressão. As formas de abordar sustentabilidade dentro da redação são bem variáveis podendo ir de reciclagem até uso de energia alternativa e os risco da energia nuclear por exemplo. 
Para incentivar seus alunos, no caso de professores, procure entregar duas ou três opções de texto bases, justamente para permitir diferentes vinculações e visões sobre um mesmo tema. Recomendamos que avalie muito bem o nível de exigência da tarefa com o tema entregue. Não adianta pedir uma redação com um tema de alto nível como “Os prós e contras do uso da energia nuclear” a alunos do quarto ano do ensino fundamental( a antiga quinta-série). Da mesma forma que seria ridículo ou no mínimo subestimar seus alunos, no ultimo ano de ensino médio por exemplo, exigir um tema como “por que devemos reciclar papel”, apesar de alguns ainda sim conseguirem uma resposta como “Para salvar as arvorezinhas da Amazônia!”.


Literatura


Outra ótima forma de aliar sustentabilidade e língua portuguesa é associar o tema a livros lidos em sala de aula. Pode ser falando sobre como o ursinho Pooh que cuida da floresta onde vive, ou em como em livros indianistas como Iracema que demonstram uma consciência ambiental típica de povos que possuem alto contato com a natureza.
Ainda é possível criar uma relação entre a mudança comportamental do ser humano com a natureza no decorrer da história e como as conseqüências tornaram-se visíveis. E podendo ainda, buscar esta mesma relação nas estórias mais marcantes da literatura ou aquelas que mais se assemelham a realidade atual do planeta.

Dica

Fica a seu gosto escolher a melhor forma de exercitar seus alunos, no entanto, incentive-os a buscar mais sobre o assunto e independente da escolha opte por uso de imagens além de chamarem a atenção evita a “fadiga” nos grandiosos textos monótonos.


Inglês


Lecionar inglês em escolas se torna complicado quando os alunos sentem dificuldade na própria língua materna. Uma forma de acabar “atraindo-os” para os estudos é utilizar textos e gravuras chamativas. E então surge a dúvida: Como trabalhar sustentabilidade, um tema não muito apreciado pelas crianças e jovens, em língua Inglesa?
Pense em pontos que os interessam. Busque ações realizadas por pessoas famosas e ícones juvenis, desenhos animados, músicas, filmes, use e abuse das multimídias; tudo obviamente em inglês.

Jovens / Adultos

Quando não se há a preocupação de atrair a atenção, quando se lida com adultos, é recomendável se aprofundar em temas polêmicos e atuais.  Incentivar a pesquisa e o indivíduo a estar “antenado”. Use temas internacionais que possuam vínculo forte com a ação antropológica que esta no auge do momento.

Sugestão
    • - Uso descomunal do petróleo e possíveis substitutos energéticos.
    • - Benefícios,  malefícios  e riscos do uso da energia nuclear.
    • - Aquecimento e aumento dos níveis dos mares.


Dica

Fuja de temas esgotados como “Aquecimento Global”, “Depredação da Amazônia”, ”Poluição dos rios”...
E leia também o Tópico “Língua portuguesa” que traz mais formas de trabalhar os temas em aulas.



Autora: Ana Carolina Cândido